Mesma planta, dois apartamentos únicos
- Sabrina Salles
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 14 horas
O desafio de trazer a personalidade de dois clientes distintos para a mesma planta de 130m², expressa a importância de soluções que respeitem as dinâmicas do lar.
É realmente possível entregarmos dois apartamentos diferentes a partir da mesma planta original? Sim! Durante este projeto que atendeu dois clientes de um mesmo condomínio, na região de Moema, em São Paulo, frisamos a importância de um bom projeto, que entregue soluções específicas para aquele núcleo familiar. Nossa maior inspiração é o Briefing do cliente.
É bastante comum que clientes tragam referências de algo que viram e gostaram em algum lugar, de alguma casa de influencer ou de algum projeto específico. As inspirações servem para nortear o projeto, mas cada casa tem um estilo único e soluções ímpares.
De Uma Base Comum a Dois Estilos Únicos: Adaptando a Planta aos Reflexos de Seus Habitantes
A planta que deu origem a dois apartamentos diferentes do mesmo condomínio, gerou diferentes insights nos moradores que a receberam. Quando os clientes recebem o 3D do projeto, que permite a visualização da planta com maior clareza, surgiram novos pontos de reflexão sobre necessidades e desejos, materiais utilizados ou até divisórias de ambientes.
O primeiro apartamento conta com uma área externa que exige adereços específicos para sustentar a dinâmica da casa, com detalhes específicos sobre marcenaria e design da cristaleira que foi embutida na marcenaria e uma adega compondo este espaço. A área externa e a cozinha tem um fluxo contínuo, permitindo a circulação de pessoas de forma mais fluida.

A planta que atendeu as necessidades da primeira família passou por algumas adaptações para atender a segunda família. Apesar do fluxo contínuo entre a parte interna e o interior da casa, os moradores nos trouxeram a dor de duas dinâmicas distintas, dos adultos e das crianças, que poderiam interferir uma na outra.
Apesar da estrutura de ambos os lares serem a mesma, pensamos numa solução que permitia com que esta família desenvolvesse diferentes atividades sem sobreposição de espaços. Instalamos portas corrediças que criaram um “quarto reversível” no interior da sala, que separava os ambientes, e entregava uma outra proposta de sala, que ganhava até um corredor extra com esta adaptação. Além de solucionar a dor principal da família, o quarto reversível conta com um painel mimetizado para armazenar equipamentos eletrônicos.

Ambos apartamentos dispõem de varandas muito bem aproveitadas, mas enquanto um conta com adega e cristaleira, o outro contempla churrasqueira e ganchos retráteis pendular na marcenaria, que permitiam a instalação de redes descanso, ótimas para desfrutar da vista.

Cada casa é um reflexo das pessoas que nela habitam, pois as casas existem para atender às necessidades e ao estilo de vida de seus moradores, e não o oposto, por isso um projeto pronto passa por algumas adaptações. Cada escolha, desde os móveis até a disposição dos ambientes, carrega um pedaço da personalidade, dos sonhos e das histórias de quem vive ali.
Visão geral Projeto SS Condominium Club
Visão Geral Projeto SS Classic Moema
Para agendar uma conversa sobre seu projeto, entre em contato pelo telefone:
(11) 99609-7229 - Escritório Sabrina Salles
Comentários